terça-feira, 17 de setembro de 2013

RETOMANDO CONTATO DEPOIS DE UM ANO !

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------




 
É PRIMAVERA NA IGREJA!!!  RETOMEMOS O CONTATO PARA MAIS COMUNHÃO!!!

Nosso blog parou em 12 de setembro do ano passado, por motivo de saúde de Martha, esposa deste blogueiro. Como muitos tomaram conhecimento, em julho foi descoberto um tumor no cérebro – embora benigno, logo lhe trouxe seqüelas na audição e na locomoção. Tratava-se de um neurinoma do acústico e deveria ser retirado.

Em janeiro a neurocirugia realizou-se em São Paulo com sucesso e passou-se à etapa de recuperação com exercícios diários de fisioterapia, etc. Nesse período de que se está tratando, considerando os contratempos de se morar num sítio distante da cidade do Recife, tomou-se à decisão de alugar um apartamento na cidade e pôr o sítio à venda.

Graças a Deus, Martha está já recuperada, a família mora em Recife e o ritmo diário retoma aos poucos certa regularidade.

Com os contratempos, o blog foi o primeiro a ser deixado de lado, pelo que registramos aqui nossas desculpas e devemos com afinco e sem mais demora.

De forma breve, registraremos os principais acontecimentos vividos pelo nosso Grupo Santa Teresinha após setembro de 2012.
 
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>
 

OUTUBRO 2012 - RETIRO ANUAL

***
 
OUTUBRO 2012:

RETIRO ANUAL

– Com a orientação espiritual do nosso querido Frei Wilson Gomes do Nascimento, ocd. Realizou-se no Centro de Evangelização Damas, em Aldeia, Camaragibe. Dias 5, 6 e 7.
 
Casa de Retiros da Congregação das Damas Cristãs em Aldeia - Camaragibe

Frei Wilson orienta nosso Retiro Anual 2012

 

NOVOS INGRESSOS E PRIMEIRA PROMESSA


***
OUTUBRO, 6

NOVOS INGRESSOS E PRIMEIRA PROMESSA.
 – Dentro do retiro, no sábado dia 6 de outubro, receberam o Escapulário os seguintes irmãos ingressantes na Ordem:

 
Fabiano Guilherme Lira Coelho, Marciano Lopes da Silva, e Maria Célia Apolinário de Mendonça.
 
 
Na mesma Eucaristia, nosso irmão Roberval José dos Santos apresentou à Ordem suas Primeiras Promessas, recebendo o nome de Roberval José de Santa Teresa de Jesus.
 

Formador do Grupo acolhe o novo professo temporário
 

Cumprimentos fraternos
 
 
 Roguemos ao Senhor continuadamente por esses nossos irmãos, por seus discernimentos e perseverança. E por mais vocações de leigos e leigas carmelitas teresianos para as nossas comunidades seculares.
 
***




ELEIÇÕES PARA PRESIDÊNCIA E CONSELHO


 
ELEIÇÕES

– Dia 22 de setembro. - Realizada a 2ª eleição do Grupo desde a sua formação em 2007.

Presidente – Mônica Maria Rabelo Rodrigues Lafayette

Conselheiros – Carlos Cavalcante de Oliveira (secretário), Roberval José dos Santos, e Maria de Lourdes (tesoureira).

Formador – Gustavo do Passo Castro

UM ESPAÇO PARA A OCDS NA COLINA DO CARMELO


OUTUBRO, 15
 
UMA SALA PARA O CARMELO SECULAR NA COLINA DE CAMARAGIBE

– Pretendemos construir para o Grupo um espaço de reuniões e outras atividades comunitárias. Feita a solicitação à Comunidade das Monjas nosso pedido foi acolhido e a autorização foi entregue ao Conselho do Grupo pela Madre Míriam de Jesus Crucificado ocd, no dia 15 de outubro, na Festa de Santa Teresa.
 
Acontecerá a construção quando o Senhor assim desejar. Por enquanto ocupamo-nos a cavar os alicerces de nossas minúsculas salas espirituais e do salão espiritual da nossa pequena comunidade.
 
***

NOVEMBRO 2012 - NOSSO GRUPO NO CONGRESSO PROVINCIAL


NOVEMBRO 2012:

CONGRESSO PROVINCIAL EM SÃO ROQUE

NOSSOS PARTICIPANTES NO CONGRESSO PROVINCIAL

DO NOSSO GRUPO SANTA TERESINHA, DE CAMARAGIBE, PARTICIPARAM DO XXIX CONGRESSO PROVINCIAL: Mônica (presidente), Lourdinha (tesoureira), Martha (membro) e Gustavo (formador).

Da esquerda ára a direita na 2ª fila: Lourdinha, Mônica e Martha
Frei Wilson, de avental

Todos vibraram com tudo e saíram entusiasmados ainda mais com a OCDS, com a gratificante experiência de fraternidade vivida com irmãos de tantas partes do nosso País. Para Gustavo: "o Congresso foi completo, desde a programação das palestras, seu conteúdo, sua sequência, os palestrantes, a organização geral, as liturgias, o lazer". A Mônica, nossa Presidente escreveu para os membros do Grupo: IRMÃOS, AINDA EM ÊXTASE COM AS MARAVILHAS DO CONGRESSO... Todos nós confirmamos isto!
O Tema foi tirado do livro de Santa Teresa de Jesus:
"Não façamos torres sem fundamentos" (1Moradas 4,15)
O Lema, do Evangelho de São Mateus:
"Contudo não caiu, porque estava fundada sobre a rocha" (Mt 7,25)
AGORA, ALGUMAS FOTOS.


Os 4 do Grupo de Camaragibe com Rute, de Fortaleza

– Quatro dos nossos participaram do Congresso: Mônica, Lourdinha, Martha e Gustavo.
 
 Após o Congresso, o casal ficou em São Paulo para uma consulta antecipada com o cirurgião dada a piora da saúde de Martha. Dias 15,16,17 e 18.
 
 

 

DEZEMBRO 2012 - AVALIAÇÃO DO ANO


DEZEMBRO, 15  -  CONFRATERNIZAÇÃO DE NATAL

Depois de um encontro de todos no Carmelo quando rezamos Laudes e realizamos uma meditação sobre nosso papel na Encarnação de Nosso Senhor em nossos dias, em nossos ambientes, cantamos hinos do advento e natalinos, nos deslocamos até a Pizzaria de Marciano na vizinha cidade de São Lourenço da Mata. Lá continuamos a comemoração com brincadeiras, troca de presentes e saboreamos delicioso almoço comunitário.






***

DEZEMBRO 2012:

AVALIAÇÃO DO ANO

– Após todos os encontros quinzenais do Grupo em 2012, no dia 5 paramos para uma avaliação de final de ano, em cima do seguinte texto produzido pelo formador.

 

*

 

Grupo Santa Teresinha do Menino Jesus e da Sagrada Face – OCDS – Camaragibe

 

Texto para a avaliação de 2012

 

 

“Não construamos torres sem alicerces firmes” (7ªs Moradas 4,15)

 

- Neste ano de 2012 nossa comunidade cresceu em quantidade de participantes, alguns de nós realizaram as primeiras promessas e outros irmãos foram admitidos à formação, e novos se aproximaram para conhecer a Ordem...

- Juntos, organizamos no IX Congresso Regional da OCDS... e acolhemos tantos irmãos nossos das outras comunidades do Norte, Nordeste e até do Sudeste!...

- Realizamos eleições... crescemos em experiências...

- Mas... não vamos limitar nossa avaliação a atividades apenas externas.

- Chegamos ao final de mais um ano de caminhada na Ordem...

- Pretendemos construir para o Grupo um espaço de reuniões e outras atividades comunitárias... o que será possível se o Senhor assim desejar.

- O Papa nos convoca a aprofundarmos nossa fé durante 2013: cf. texto de Bento XVI “A Porta da Fé”... e,

- Estamos iniciando um novo Ano Litúrgico – pelo Tempo do Advento – tempo de conversão e renovação de vida e compromissos...

 

- Mas, que tal este momento propício para conferirmos como anda “nosso projeto pessoal de construção da torre do Carmelo”?

 

“Enfim, irmãs minhas, aquilo com quero concluir é que não façamos torres sem fundamentos, porque o Senhor não olha tanto a grandeza das obras como ao amor com que se fazem; e desde que façamos o que pudermos, Sua Majestade fará com que vamos podendo cada dia mais e mais conquanto não nos cansemos logo; mas, no pouco que dura esta vida, e porventura será ainda menos do que cada um pensa...” (7ªs Moradas 4,15)

 

“Já sabeis que a primeira pedra deve ser a boa consciência...” (Caminho de Perfeição 5,3) –

 

Grande fundamento é... começar e seguir com determinação e sem querer consolações a levar o caminho da Cruz desde o princípio” (5ªs Moradas 15,13)

 

Se não tiverdes essa determinação, não espereis grandes benefícios. Porque o fundamento de todo esse edifício, como já disse, é a humildade (...) Para que esse edifício... Assentareis pedras tão firmes que vosso castelo não desabará” (7ªs Moradas 4,8)

 

O Fundamento dos fundamentos para Santa Teresa é Cristo Jesus:

“É por meio desse Senhor nosso que nos vêm todos os bens. Ele o ensinará; o melhor modelo é contemplar a sua vida” (Vida 22,7). “Ele é a fonte de todas as virtudes” (Vida 14,5) e com Ele se aprende a praticar o bem com abnegação, fidelidade e determinação: “Parece-me que com o seu voo, nos atrevemos a voar, como acontece com os filhotes das aves quando o aprendem. Ainda que não possam dar grandes voos, eles pouco a pouco imitam os seus pais. É de grande proveito, posso afirmá-lo” (3ªs Moradas 2,12).

 

 

Vamos conferir os alicerces?...

 

Como estou com meus compromissos?  -  esforços diários.

  1. Minha meditação diária do Evangelho? – Conhecer Jesus para amá-Lo mais e mais! – Oração, falar-Lhe, abrir-lhe o nosso coração “a quem sabemos nos amar”!
  2. Cuido de organizar meu tempo para rezar com a Igreja a Liturgia das Horas?
  3. Como está minha participação e meus laços na Comunidade? Como eu colaboro na sua construção?
  4. Como está o meu testemunho de vida cristã nos ambientes em que vivo...? Avaliar como está meu serviço pessoal aos irmãos, individualmente ou com pastorais da Igreja e/ou da Ordem.

 

“Repito que, para que o façais, não deveis assentar vossos alicerces só em rezar e contemplar. Com efeito, se não buscardes virtudes e o exercício delas, ficareis sempre anãs. E praza a Deus que não seja apenas no crescer, porque já sabeis que quem não cresce, diminui.” (7ªs Moradas 4,9)

 

*

 

Mateus 7, 24-29

“Portanto, quem ouve essas minhas palavras e as põe em prática, é como o homem prudente que construiu sua casa sobre a rocha. Caiu a chuva, vieram as enxurradas, os ventos sopraram com força contra a casa, mas a casa não caiu, porque fora construída sobre a rocha. (...)”

 

Efésios 2, 19-22

“Vocês, portanto, já não são estrangeiros nem hóspedes mas concidadãos do povo de Deus e membros da família de Deus. Vocês pertencem ao edifício que tem como alicerce os apóstolos e os profetas; e o próprio Jesus Cristo é a pedra principal dessa construção. Em Cristo, toda a construção se ergue, bem ajustada, para formar um templo santo do Senhor. Em Cristo, vocês também são integrados nessa construção, para se tornarem morada de Deus, por meio do Espírito.”

  

Reflitamos nossas atitudes, compromissos e sua realização... diante do Senhor!

 
Carmelo, 5 de dezembro

 ***

ANO DE 2013 - JANEIRO


 
 
 
ANO DE 2013



JANEIRO

– Logo na 1ª reunião o Grupo trabalho, um texto motivador para a programação de formação prevista para 2013. Esse programa enfoca grandes temas propostos pela Igreja e pela Ordem para o “Ano da Fé”:

            - Reflexão do texto do Papa Bento XVI “Porta Fidei”.

            - Estudo dos artigos do Credo, iniciando pelo artigo sobre a Igreja, instrumento comunicador da nossa fé.

            - Estudo dirigido do livro “Moradas” de nossa santa Madre Teresa.

            Ainda nesta primeira reunião, o nosso irmão Luiz despediu-se do Grupo com muitos agradecimentos, pois, como afirmou, a convivência dos irmãos e os exercícios da formação o ajudaram a discernir sua vocação para o ministério sacerdotal e decidira ingressar no aspirantado dos padres dehonianos que administram as paróquias de Camaragibe. Seu ingresso nos dehonianos se deu em fevereiro. Que Deus o acompanhe nessa estrada e lhe conceda Seus dons.
 
***

 

RENUNCIA O QUERIDO PAPA BENTO XVI

 
FEVEREIRO, 28

ANÚNCIO E RENÚNCIA DO QUERIDO PAPA BENTO XVI

- Nossa Comunidade, surpresa, debruçou-se sobre o assunto com reverência e oração pelo Papa Bento e já implorando ao Espírito Santo graças para o próximo processo eleitoral que escolheria o futuro papa.

TEMOS UM NOVO PAPA QUE SE CHAMA FRANCISCO !


MARÇO

13 de março – “Temos um novo Papa”, os cardeais escolheram o arcebispo de Buenos Aires, Jorge Mário Cardeal Bergoglio, que assumiu o promissor nome de Papa Francisco. Realmente uma “grande alegria” nos foi anunciada.  Este é o enviado do Espírito Santo para nossa Igreja, nesses nossos tão conturbados dias.

RENOVAÇÃO DEVOCIONAL DAS PROMESSAS


ABRIL

RENOVAÇÃO DEVOCIONAL DAS PROMESSAS E CONVIVÊNCIA PASCAL

- No sábado dia 6 de abril, na oitava da Páscoa, todo o Grupo participou da Santa Missa no Carmelo de Camaragibe. Dentro da celebração, os irmãos com promessas temporárias realizaram sua renovação devocional anual na presença de toda a assembleia e da comunidade das monjas.

Depois, tivemos um reservado café da manhã junto com as monjas, cantamos nossas canções, trocamos mensagens, lembranças e esperanças.

 

ABRIL - CONGRESSO PROVINCIAL EM APARECIDA


CONGRESSO PROVINCIAL 2013 EM APARECIDA

- Ainda em abril, dias 18-21, nosso irmão Roberval nos representou no XXX Congresso Provincial, realizado em Aparecida, São Paulo. Na volta, fez um excelente relato das mensagens e das dinâmicas, que deixou a todos bem situados.
 
 

NOVOS SIMPATIZANTES SURGEM PARA O GRUPO


MAIO

SIMPATIZANTES

- Cinco simpatizantes desejam conhecer a OCDS. Vem sendo acompanhados ainda fora do Grupo. Dia 18 de maio, lhes foi preparada uma reunião especial com o Grupo para fornecer-lhes a possibilidade de conhecer os membros já participantes, suas motivações e descobertas espirituais dentro da Ordem, e também para poderem os novos sentirem- se acolhidos e dizerem suas expectativas. Apenas dois compareceram. Continuam todos ainda com o acompanhamento externo. Outra reunião apenas com os novos está prevista para sábado dia 8 de junho, 8h30 no Carmelo. Então, nesse dia vivemos momentos alegres de acolhimento de cinco novos candidatos: Tiago, Leila, Socorro, Fabio, Katiana. Mesmo não sendo uma reunião prevista no calendário do Grupo, vários membros da comunidade participaram para acolhê-los: nossa presidente Mônica, nosso formador Gustavo, Marciano, Roberval, Edna, Andréa e Carlos. Para completar ainda tivemos a presença de nossa querida Ir. Maria José da Santa Face, ocd.

MAIO-JUNHO


- X CONGRESSO REGIONAL NORTE-NORDESTE, SANTA FÉ – PARAÍBA

Nosso Grupo Santa Teresinha de Camaragibe, desde o anúncio da montagem deste Congresso pelo Grupo “Flos Carmeli” de Bananeiras, decidiu empenhar-se a participar com o maior número possível de seus membros.

Compareceram ao congresso: Mônica, Lourdinha, Maria Célia, Maria do Socorro, Gustavo, Roberval, Marciano, Fred, Zeca e Fabiano. Na opinião de todos do nosso Grupo o X Congresso N-Ne foi um inteiro sucesso, em todos os sentidos, especialmente simplicidade das relações que conseguimos manter, as liturgias, as palestras, os círculos, as oficinas, os recreios e uma gincana.
 
Saímos de lá revigorados no caminho teresiano e com os corações agradecidos ao Grupo “Flos Carmeli” por tanta dedicação e carinho em todos os momentos, e a Leila, sua Coordenadora.

A presença do nosso querido fr. Wilson é sempre um regozijo e uma grande assistência pessoal e para o grupo. Além dele, tivemos desta vez uma palestra com o fr. Marcio da Virgem do Carmo, recém ordenado (11 maio, em Carapicuíba, SP) sacerdote da Província e enviado para o Convento de Marechal Deodoro, em Alagoas.
 
O blogueiro não conseguiu postar outras fotos do album além desta. Tentará depois para não deixar o evento sem um registro fotográfico dos momentos marcantes desse valioso Congresso. Por agora apenas este almoço de estrada.
 
Uma parada na estrada para restaurar as forças

 
 

INAUGURAÇÃO DO CARMELO DE MACEIÓ


- INAUGURAÇÃO DO “CARMELO SANTA TERESINHA”, EM MACEIÓ (AL)


 
No dia 1º de outubro, às 9h30, será inaugurado o Carmelo de Maceió, fundação do Carmelo de Camaragibe.
Membros do nosso Grupo participarão das alegrias e graças trazidas por tão importante evento para a nossa Região Nordeste. Participarão da festa teresiana um bom número de monjas, frades e seculares da região.

PRÓXIMO RETIRO ESPIRITUAL 2013 EM OUTUBRO


- PRÓXIMO RETIRO ESPIRITUAL 2013 EM OUTUBRO

Realizar-se-á na Mariápolis Santa Maria, na cidade de Igarassu, do dia 18 ao dia 20, e terá como pregador o Frei Geraldo de Araújo Lima, OCarm.
 
No sábado seguinte, na Capela do Carmelo de Camaragibe, vários de nossos irmãos darão novos passos na Ordem Secular. Haverá Promessas Definitivas, Promessas Temporárias e Ingresso pela recepção do Escapulário.