sexta-feira, 19 de setembro de 2014

JORNADA DE APROFUNDAMENTO DA EXORTAÇÃO DO PAPA FRANCISCO

========================================================================
EXORTAÇÃO "ALEGRIA DO EVANGELHO"
Comunidade de Camaragibe realiza
Jornada para estudo e meditação


Nossa Comunidade Sta. Teresinha reuniu-se sábado dia 13 setembro para uma jornada de estudo e meditação sobre a rica Exortação do Papa Francisco.

Foi um dia de formação, no sentido de que não apenas nos adentramos nos conteúdos da exortação como porque o fizemos num espírito de comunhão com a Igreja, de reflexão das nossas próprias atitudes, revisão de visão e de vida. 
Por outro lado, nossas jornadas sempre são plenas de fraternidade, de busca comum e, assim, tornam-se momentos agradáveis também para encontros, trocas de ideias, descobertas. Rezamos juntos, estudamos juntos, compartilhamos também nossos alimentos e nos expressamos. 
Para facilitar tudo isto, a reunião aconteceu no Centro Arquidiocesano de Pastoral, das 9 às 16hs.
Nossa presidente Mônica e Nicole providenciaram o texto do Papa para os que ainda não o tinham. Nosso formador, Gustavo, nos ajudou a penetrar mais na análise do documento. Antes do início do estudo apresentou um excelente material que havia sido enviado por Cidinha sobre a extraordinária e diferente figura do querido Papa. Em seguida, usando o data-show e powerpoint, de forma didática foi passando o conteúdo de cada capítulo da exortação com esquemas dos temas-chave de cada um deles, particularmente aqueles assuntos que dizem mais diretamente respeito a nós leigos. Dedicou especial atenção ao capítulo IV que trata das consequencias comunitárias e sociais da evangelização, trabalhando dentro dele a sequencia dos temas embasadores do capítulo, a saber:
o mandato missionário,
o que é evangelizar,
para se chegar a "cumprir tudo aquilo que o Senhor nos ensinou" destaca-se o mandamento novo que aperfeiçoa o "Shemá" e dá unidade à toda a Revelação ( no coração do anúncio do Reino de Deus está justamente o "Shema" e o Mandamento Novo ),
então, vem a misericórdia,
a solidariedade com indivíduos e coletividades,
e, diante das graves questões postas hoje à humanidade, trabalhou-se a primeira, qual seja, a inclusão social dos pobres (razões bíblicas e teológicas que derivam da nossa fé cristã, de seguidor de Cristo).
Afinal, "evangelizar não só com palavras", mas com atitudes e ação individual ou grupal. Considerando as propostas concretas trabalhadas pelo Papa na exortação: (1) cooperar para resolver as causas estruturais da pobreza; (2) promover o desenvolvimento integral dos pobres; (3) também os gestos mais simples e diários de solidariedade para com as misérias muito concretas que encontramos. Aqui na oportunidade das eleições 2014 não faltava assunto. Evangelizar é FAZER o Reino de Deus acontecer, "gerar história", "requer eficácia". Começa pelo envolvimento com os irmãos mais fracos (a "periferia existencial"), deixar-se tocar pelos irmãos. Quem se fecha ao irmão que sofre (Mt 25,31-43) "está fora do Reino de Deus".
Para nós o Papa deixa uma advertência séria: "Há que rejeitar a tentação duma espiritualidade intimista e individualista, que dificilmente se coaduna com as exigências da caridade, com a lógica da Encarnação" (EG 262 cit. Papa João Paulo II, in NMI 52). E outra, igualmente forte: "A contemplação que deixa fora os outros é uma farsa" (EG 281).



A metodologia da jornada foi permeada de partilhas no grupão ou a dois e três, após a apresentação dos assuntos. Ao término, uma frase de nossa Sta. Madre nos convenceu igualmente da radicalidade da sua proposta de vida no Carmelo que fundou e do qual participamos:

Santa Teresa de Jesus

"Entendamos, filhas minhas,
que a verdadeira perfeição é o amor de Deus e ao próximo.
Quanto mais fielmente guardarmos esses dois mandamentos, tanto mais perfeitas seremos. A nossa Regra e as nossas Constituições, em seu conjunto, não servem senão de meios para seguir isso com mais perfeição".

 (1ªs Moradas 2,17)~

~~~~~~~~~~~~~~~~~~*~~~~~~~~~~~~~~~~~