G ê n e s e


COMO COMEÇOU A CAMINHADA...
DA COMUNIDADE SANTA TERESINHA DO MENINO JESUS E DA SANTA FACE, - CAMARAGIBE – PE

                Tudo começou assim. Em 2001, nosso formador, Gustavo Castro, retirou do site da Ordem o texto das Constituições da Ordem Secular e andou lendo e relendo. Depois, tudo se tornou mais compreensivo e cativante com a análise do documento preparatório do Capítulo Geral dos Carmelitas Descalços de 2003, intitulado “Em marcha com Santa Teresa de Jesus e São João da Cruz – Voltar ao Essencial” (Nairobi, 2001). Foi copiado, lido e relido, também comentado com a Irmã Maria José da Santa Face, do Carmelo de Camaragibe, futura assistente nossa desde o início. Tudo pareceu parar por aí, mas as brasas já estavam postas e o fogo surgiria a seu tempo.
                Em maio de 2005, veio à Camaragibe o frei João Bonten, ocd, participar de um encontro da Associação dos Mosteiros das Carmelitas Descalças. Indagou sobre a existência da Ordem dos Carmelitas Descalços Seculares na área. A negativa o estimulou a animar a Madre Míriam de Jesus Crucificado, do Carmelo, a cuidar disso. No domingo dentro do evento, Gustavo e sua esposa chegam ao local para participar da Santa Missa e, indicados pela Ir. Celina da Santa Face, logo são convidados a organizar um Grupo da OCDS. Mas não se sabia bem como fazer isso. Recorre-se à internet mais uma vez e se tem uma relação dos grupos e comunidades existentes, entre eles, o da Comunidade Rainha do Carmelo, de Fortaleza, com seu endereço, telefone e nome do presidente. Por telefone, se solicitou informações. Na falta de resposta, resolveu Gustavo ir a Fortaleza em busca de ajuda. Tudo acertado, também contando com o apoio da Irmã Bernadete, do Carmelo de Fortaleza, chegou afinal o dia tão esperado, 4 de julho de 2005.
                Ainda se guarda com gratidão a memória escrita daquele encontro, pelo gentil acolhimento que recebeu das monjas e dos nossos irmãos de Fortaleza. Esforçaram-se com afinco a repassar o possível, no curto espaço de tempo de que se dispunha. Estiveram presentes naquele encontro, a Irmã Bernadete, a Madre Maria da Paz, depois chegaram Flávio, Maria Efigênia, Marília, e Ana Stella. Somos gratos pela atenção que dispensaram.
Em Recife, tudo foi repassado aos interessados. O tempo passou, e só foi possível uma primeira reunião em outubro de 2005. As pessoas convidadas não pareciam estar dispostas, mistério da graça. Foram feitos outros convites e mais outra reunião foi realizada perto do final de 2006. Mas a reunião inicial do Grupo só aconteceu em 17 de março de 2007. Assim, começou-se finalmente com cinco participantes o Grupo, com reuniões mensais regulares.
1ª reunião: 17 de março, 2017  -  com 5 participantes e mais as duas irmãs, Ir. Celina Maria da Santa Face e Ir. Maria José da Santa Face. Leigos: Gustavo do Passo Castro, Martha da Fonte Castro, Teresinha Souto Maior Borges, Gustavo Henrique von Sohsten, e Aparecida (Cida).
2ª reunião: 28 de abril  -  com 6 participantes e as duas irmãs.
3ª reunião: 2 de junho  -  com 4 participantes e as duas irmãs.
4ª reunião: 7 de julho  -  com 6 participantes e uma irmã.
5ª reunião: 4 de agosto  -  Dia de Estudo da Regra de Santo Alberto,
recolhimento e confraternização  -  com 7 participantes interessados na OCDS e mais 3 participantes da Ordem IIIª Carm., inclusive sua formadora Maria Selma Costa.

Logo se cuidou de compartilhar a alegria dos começos com os irmãos que colaboraram a isso. Enviou-se uma breve notícia, dia seguinte, à Comunidade Rainha do Carmelo através de seu e-mail. Não obtivemos retorno de alguma maneira.
                Preocupações dos iniciantes: número inicial de participantes simpatizantes não seria pequeno demais? – Frei Patrício passa por Camaragibe e encoraja dizendo ser bom assim. Logo na primeira reunião foi entregue aos participantes as Constituições da OCDS dizendo-a uma referência básica, como um livro de cabeceira. Pouco a pouco, o Grupo seguiu trabalhando em cima dela, com ênfase no seu cap. II, buscando-se definir, esclarecer, tirar dúvidas, esquematizar. Outra insistência forte dizia respeito às propostas para a vida prática, contidas no cap. III, para que cada um buscasse logo experimentar viver o que aí é proposto e analisasse bem se a OCDS se tratava mesmo de uma resposta vocacional para a sua vida. De passagem entre nós, frei Deneval nos advertira: “Atenção! Carmelitas, sim. Mas, cristãos por primeiro!”
Com a experiência viu-se a necessidade de realizar reuniões quinzenais, das 8,30 às 12,30. Até outubro de 2007, não se tinha tido orientação quanto à formação para um Grupo novo. Se desejava poder participar  -  no estágio de simpatizantes que éramos  -  de algum encontro da OCDS que tratasse disso. Tal relacionamento nos serviria de estímulo e de orientação. Ouvimos falar que existia um responsável pela formação na Região; poderíamos entrar em contato com essa pessoa ou grupo?
                Os cuidados maiores se concentraram no discernimento vocacional dos candidatos e no processo formativo, como vem proposto nas Constituições. Então, a partir da realidade dos integrantes do Grupo, organizou-se um primeiro Programa para 2007-2008.
                Eis que a Providência nos enviou os reforços necessários: em maio 2008, a visita já aqui referida de frei João Bonten, que esteve conosco um dia e ao final nos estimulou a realizar uma primeira eleição de Conselho e uma preparação próxima para a recepção do Escapulário, o que veio a acontecer na Solenidade de NªSª do Carmo daquele ano de 2008. Cinco de nós ingressaram de cheio no período formativo.

1º Conselho – 2008-2010
Foi igualmente realizada a eleição do Conselho para o biênio 2008-2010, com o seguinte resultado: Coordenador: Gustavo do Passo Castro, acumulando com a função de encarregado da formação; Conselheiros: Carlos Cavalcante de Oliveira, acumulando a Secretaria; Roberval José dos Santos; e Mônica Maria Rabelo Rodrigues Lafayette; para a Tesouraria foi indicada Maria Teresa Souto Maior Farinha.
No mesmo dia, foi escolhido o nome do Grupo, conforme se denomina neste relato: Grupo Santa Teresinha do Menino Jesus e da Sagrada Face. Só posteriormente, bem mais tarde, com a autorização para a Ereção como Comunidade da Ordem, constou no texto oficial o nome Comunidade Santa Teresinha do Menino Jesus e da Santa Face.
Outro reforço nos veio com a visita de nossa irmã Haidê Zakaib Mezzalira, da Comunidade “NªSª do Carmo e Sta. Teresa de Jesus”, de São Paulo, em inícios de julho daquele mesmo ano. Sua generosidade levou-a a deixar o turismo de lado para conhecer e estar com o Grupo, no Carmelo. Sentiu nossas dificuldades e, ao voltar, enviou ao Grupo farto material. Ainda outro fato providencial foi o encontro de frei João Bonten com a Conselheira Provincial para o Norte e Nordeste, Maria Efigênia, encontro acontecido naquele mês de junho em Fortaleza durante o Congresso Regional naquela cidade.
Depois de um dia de Retiro (em 5/07/2008), conduzido pelo Frei Francisco de Sales A. Batista, OCarm – Provincial
dos Carmelitas da Província Pernambucana – receberam o Escapulário (em 16/07/2008), como sinal de sua adesão à Ordem dos Carmelitas Descalços Seculares, os primeiros participantes do Grupo:
               1 – Gustavo do Passo Castro
               2 – Martha da Fonte Castro
               3 – Teresinha de Jesus Borba Souto Maior Borges
               4 – Carlos Cavalcante de Oliveira
               5 – Roberval José dos Santos
               6 – Maria Teresa Souto Maior Farinha
               À época, o Grupo contava com oito membros com participação regular.
                No pacote da irmã Haidê encontramos orientações detalhadas sobre como nos organizarmos e cuidarmos da formação nos moldes da OCDS. Depois disto também recebemos o pacote da nossa Conselheira Maria Efigênia, ainda mais completo e detalhado, de muita valia. Em 2009, a trouxemos a Camaragibe, e junto com ela tivemos um dia com o Provincial frei Alzinir Debastiani, que participava em Aldeia de uma reunião da Associação dos Mosteiros das Monjas. A partir disso nos sentimos de verdade encaminhados e logo vieram as participações nos Congressos Provinciais, em São Roque, e no Regional de São Luís; igualmente, as Reuniões dos Presidentes, Mestres e Conselheiros, a convivência com os queridos frades, com nossos irmãos leigos de tantos rincões deste País e do Cone Sul, de tanta riqueza de vida e experiência carmelitana teresiana. Em 17 de abril de 2010 fomos aceitos oficialmente como Grupo da OCDS.
                Em maio de 2010, posta pelo Coordenador a questão de nova eleição, foi realizada para um novo período ainda de dois anos 2010-2012, tendo ficado acertado para uma próxima eleição observar o período de três anos, como previsto nas Constituições.
2º Conselho – 2010-2012
Presidente: Gustavo do Passo Castro, acumulando a Formação
Conselheiros: Carlos Cavalcante de Oliveira, acumulando a Secretaria; Roberval José dos Santos; e Mônica Maria Rabelo Rodrigues Lafayette; para a Tesouraria foi indicada Maria de Lourdes de Holanda Sampaio.

Em 2011 tivemos nosso Retiro Anual com nossa Presidente Provincial Maria Eduarda Barbosa de Souza, que nos trouxe orientações, inspirações e bênçãos. Para finalizar o ano, o Grupo, agora com mais participantes, dedicou-se com grande satisfação a estudar com mais afinco as nossas Constituições, por dois dias, com o casal Luciano Dídimo Vieira e sua esposa Ruth Vieira, ele, então Conselheiro Provincial para o Norte e Nordeste. Tudo isso trouxe ao Grupo muito mais discernimento e convicção em sua vida espiritual e eclesial. E caminhando assim chegamos a 2012 com um pouco mais de maturidade comunitária. Dias 10 e 11 de março, o Grupo recebeu o frei Wilson do Nascimento, ocd– então nosso delegado provincial para o Norte e Nordeste – para realizar um retiro; nele, cinco dos nossos participantes prepararam-se à recepção do Escapulário e outros três, para as suas Primeiras Promessas. Ainda contava o Grupo com três jovens aspirantes já no segundo semestre de caminhada e outro membro que já com escapulário que retornou de um período de ausência.
Nos dias 7 a 10 de junho de 2012, na casa da Mariápolis Santa Maria, em Igarassu, acolhemos o IX Congresso Regional OCDS, quando acolhemos 110 participantes vindos do Norte e Nordeste, do Sul e Centro-oeste do Brasil. O tema desse Congresso foi: “O broto nascido cresce e expande suas raízes”. E o lema: “Enraizados em Cristo... (Cl 2,7), anunciem suas misericórdias (Mc 5,19).
Retiros espirituais anuais do período 2008-2012
2008 – Frei Francisco de Sales, OCarm – em Aldeia, Centro de Evangelização DAMAS, Camaragibe
2009 – Frei Francisco de Sales, OCarm – no Convento de Camocim de São Felix, Pe
2010 – Frei Geraldo de Araújo Lima, OCarm – no Convento de Camocim de São Felix, Pe
2011 – Maria Eduarda Barbosa de Souza – em Aldeia, Centro de Evangelização DAMAS, Camaragibe
2012 – Frei Wilson Gomes do Nascimento, ocd – em Aldeia, Centro de Evangelização DAMAS, Camaragibe

3º Conselho – 2012-2015
Presidente: Mônica Maria Rabelo Rodrigues Lafayette
Conselheiros: Carlos Cavalcante de Oliveira, acumulando a Secretaria, por motivo de saúde, auxiliado por Andreia Filgueiras e após o licenciamento desta, por Fred Jorge Silva de Souza; Roberval José dos Santos; e Maria de Lourdes de Holanda Sampaio, acumulando com a Tesouraria. Formador: Gustavo do Passo Castro.

Assim foi fazendo o Grupo seu caminho, juntos com todos esses irmãos, grupos e comunidades do Carmelo Descalço e dentro dessa nossa Igreja discípula missionária (V Conferência Geral do Episcopado Latino-Americano e do Caribe, em Aparecida, 2007) que vivemos em nossos dias com nosso querido Papa Francisco (2013).

Aquele grupo inicial, cresceu, amadureceu e foi então reconhecido como uma Comunidade pela Província São José do Brasil da OCD, em 15 de novembro de 2013.
Em 12 de maio de 2014, nosso irmão Zeca subitamente partiu para a casa do Pai, vítima de um provável atropelamento enquanto fazia seu exercício madrugador. Não o esquecemos. Sempre presente, participante e alegre.
Em 22 de fevereiro de 2015 recebemos de Roma, de nosso Padre Geral, frei Savério Canistrá, OCD, a aprovação para a Ereção Canônica como Comunidade da Ordem Secular. A Cerimônia da Constituição Canônica da Comunidade foi realizada na Capela da Mariápolis, em Igarassu, durante o Retiro Anual da Comunidade, aos 28 de março de 2015 – data do 5º Centenário do Nascimento da Santa Madre Teresa de Jesus – rito presidido pelo Frei André Severo, OCD – Delegado Provincial para a OCDS Norte-Nordeste do Brasil.
Retiros espirituais anuais do período 2013-2016
2013 – Frei Geraldo de Araújo Lima, OCarm – na Mariápolis Sta. Maria, em Igarassu, Pe
2014 – Hamilton Apolônio Filho, leigo Fundador da Comunidade Boa Nova – em Aldeia, Centro de Evangelização DAMAS, Camaragibe
2015 – Frei André Severo, ocd – na Mariápolis Sta. Maria, em Igarassu, Pe
2016 – Frei André Severo, ocd – na Casa Sta. Clara, em Recife, Pe

4º Conselho – 2015-2018
Presidente: Mônica Maria Rabelo Rodrigues Lafayette
Conselheiros: Martha da Fonte Castro; Roberval José dos Santos; e Maria Célia Apolinário de Mendonça. Secretaria: Fred Jorge Silva de Souza; Tesouraria : Maria de Lourdes de Holanda Sampaio. Formador: Gustavo do Passo Castro.


                Em 2016, somos 19 membros: quatro com Promessas Definitivas, cinco com Promessas Temporárias, sete membros admitidos ao período de dois anos de formação inicial, e três aspirantes no primeiro ano de aproximação.

RELAÇÃO DE TODOS OS PARTICIPANTES DO GRUPO EM MAIO DE 2016
Nomes
Início
Admissão
1ª Prom.
Prom.D.
Função
Membros com Promessas Definitivas





01. Gustavo
17-03-2007
16-07-2008
11-03-2012
26-10-2013
Formador
02. Martha
17-03-2007
16-07-2008
11-03-2012
26-10-2013
Conselheira
Período 10/2015-10/2018
03. Carlos
Ago-2007
16-07-2008
11-03-2012
26-10-2013

04. Roberval
Mai-2008
16-07-2008
06-10-2012
26-10-2013
Conselheiro: 10/2015-10/2018
(e partic. Equipe formação Comunidade)






Membros com Promessas Temporárias





05. Mônica
Set-2008
11-03-2012
26-10-013

Presidente: 10/2012- 10/2015
(2º) 10/2015-10/2018
    - Edna
25-09-009
11-03-2012
26-10-013
Desistiu em out 2015

06. Lourdinha
Jan-2011
11-03-2012
29-3-2015

Tesoureira: 10/2015-10/2018
07. Fabiano
Jul-2011
06-10-2012
29-3-2015

Ministério de música e canto
08. Marciano
Ago-2011
06-10-2012
29-3-2015


09. Maria Célia
Ago-2011
06-10-2012
29-3-2015

Conselheira
Período 10/2015-10/2018






Membros Admitidos
à Formação





10. Edson
Set-2012
29-3-2015


Pediu adiamento
11. Maria Elisabete
Set-2012
29-3-2015


Pediu adiamento
12. Fred
Out-2012
26-10-2013
13-3-2016

Secretário: 10/2015-10/2018
13. Maria do Socorro
Mai-2013
29-3-2015



14. José B. de Sena
Jan-2014
29-3-2015



15. Nicole
Jan-2014
29-3-2015



16. Mozeiner
Jan-2015
13-3-2016









Candidatos





17. Serafim
Jan-2015
Pediu tempo



18. Tiago
Jan-2016



Um regresso
19. Bruna
Jan-2016





                Nossos irmãos moram em cinco cidades da Região Metropolitana do Recife e realizamos nossas reuniões regulares na maior parte das vezes no próprio Carmelo, nos acomodando ao fundo da Capela por falta de melhor espaço. Já as realizamos, por um certo período no Centro Arquidiocesano de Pastoral num bairro próximo, mas a saudade nos pressionou a retornar ao ambiente do querido Carmelo da Imaculada Conceição, em na cidade de Camaragibe.

Em maio de 2016 – Gustavo Graciano de Santa Teresa de Jesus, ocds – Formador