sábado, 14 de julho de 2012

REFLEXÕES DA IRMÃ MARIA JOSÉ, SOBRE O IX CONGRESSO

Uma palavrinha da Ir. Maria José, OCD. Mas que palavrinha!!!...
Ir. Maria José da Santa Face, OCD
partilhou no IX Congresso Ocds N-Ne
o que esteve refletindo sobre o tema e o lema

Tema: O broto nascido cresce e expande suas raízes
Lema: “Enraizados em Cristo... (Cl 2,7), anunciem suas misericórdias (Mc 5,19)

            Somos todos convidados a sermos “perfeitos como o Pai celeste é perfeito”. E o caminho para chegar a perfeição é seguir Jesus Cristo. Ele é o verdadeiro modelo. Só enraizados em Cristo o broto cresce, expande suas raízes e dá frutos. É assim que vemos nossa Ordem. A montanha do Carmelo era povoada por profetas corajosos que sabiam caminhar nas noites da Fé. A seus exemplos foram se agregando outros com essa mesma Fé e sentindo o desejo de subir e permanecer na montanha em adoração. Até hoje na faltam almas generosas que querem seguir este caminho da busca e de união com Deus, seguindo e sendo os semeadores da Palavra de Deus. Assim, estamos vendo o Carmelo brotando, enraizando, crescendo e dando frutos dentro do Povo de Deus.
            Eu nunca tinha procurado conhecer a Ordem Secular, por isso não lhe dava tanta importância nem lhe valorizava. Quis Deus colocar-me junto a este pequeno grupo para viver com eles todas as dificuldades que passaram em todos os sentidos, Procurando orientação para começar tudo de acordo com a Ordem. As visitas dos frades e de membros da Ordem Secular sempre deixavam esperança. Para o tempo que freqüentam já era para ter membros com as promessas definitivas. O que vejo é seus esforços, dedicação, entusiasmo, interesse pela formação e, principalmente, a perseverança e freqüência nas reuniões. Tudo isso é de quem deseja conhecer e viver enraizados em Cristo, crescendo e amadurecendo. Confio que darão muitos frutos.
            Quando Gustavo, cheio de otimismo e alegria disse-me que o Congresso seria aqui, conhecendo a situação do grupo, por serem poucos e quase todos trabalharem, e em geral com dificuldades financeiras, não fui de acordo. Achava cedo para enfrentarem esta responsabilidade. Como vale o ditado de que a união faz a força, venceram as dificuldades com Fé, confiança em Deus e otimismo.
            Hoje sinto-me feliz de ver que a Ordem Secular está crescendo, não só em quantidade, no desejo de santidade, procurando aprofundar a espiritualidade dos nossos fundadores.
            O Beato João Paulo II, no encerramento do 4º Centenário da morte de Santa Teresa, convidou os Carmelitas a pôr seu carisma a serviço da Igreja.
            Sabemos que o Carmelo tem a missão de não deixar morrer a chama da intimidade com Deus, mesmo nos momentos difíceis de deserto e solidão, ou quando a lâmpada do Senhor não parece brilhar. O Carmelo continua a recordar que o Senhor da história caminha e permanece conosco nos envolvendo na sua luz e no diálogo amoroso com Ele nos tornando ramos vivos e férteis que produzem frutos. Aos que acreditam no amor de Deus, Ele dá a certeza de que o caminho do amor está aberto a todos e não é inútil o esforço para formar e viver em fraternidade que se torna universal.
            É por isso que estamos aqui reunidos para responder ao chamado para sermos santos cada um no seu estado de vida.
            Pedimos ao Senhor e a Nª Mãe Ssma. do Carmo que este Congresso aumente no coração de cada um este desejo: Ser santo!

A Ir. Maria José da Santa Face, OCD
do Carmelo de Camaragibe assiste ao Grupo Santa Teresinha do Menino Jesus e da Sagrada Face


Nenhum comentário:

Postar um comentário