O APÓSTOLO TOMÉ TOCOU "O SEU LADO" E SENTIU A MISERICÓRDIA DO SENHOR
A Igreja atual chama o domingo da oitava pascal de "Domingo da Misericórdia". O evangelho lido nas comunidades (João 20, 19- 31) conta a manifestação de Jesus ressuscitado aos discípulos reunidos no domingo da Páscoa e depois oito dias depois, com Tomé.
Cada assembleia e reunião nossa, hoje, é o prolongamento daquele encontro dos discípulos nos quais Jesus se faz ver. Ele nem precisa entrar pelas portas fechadas. Ele já está no meio de nós e em nós.
E ele nos dá tudo o que havia prometido no discurso antes da ceia: a paz, a alegria, o perdão e principalmente nos dá o Espírito Santo e nos envia ao mundo, como enviou os discípulos. É difícil passarmos da tristeza à alegria pascal, do medo à coragem do testemunho, das portas fechadas dentro de nós mesmos à missão ao mundo. Mas, Jesus ressuscitado faz isso em nós. É Páscoa e Pentecostes, ao mesmo tempo.
Como fez com Tomé, Jesus assume nossas dúvidas e nossa dificuldade de crer. E nos dá sempre a possibilidade de um novo encontro com ele e de retomar o caminho da fé e do amor.
(meditação recebida de Dom Marcelo Barros,osb
----------------------------------------------------------
~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~
Nenhum comentário:
Postar um comentário