terça-feira, 6 de maio de 2014

COMUNIDADE REUNIDA PARA JORNADA ESPECIAL DE FORMAÇÃO

DIA 1º DE MAIO: APROFUNDAMENTO SOBRE "A LITURGIA EUCARÍSTICA"




A jornada, longamente desejada, ajudou bastante no conhecimento e ardor eucarístico, trazendo informações importantes e a visualização de uma prática litúrgica eucarística conforme as orientações do Concílio Vaticano II, a partir de sua Constituição "Sacrosanctum Concilium", que trata da Sagrada Liturgia.

Utilizamos como instrumento de trabalhos o DVD "A EUCARISTIA NA VIDA DA IGREJA", da Verbo Filmes. Foi realizado a partir do Seminário Nacional da CNBB sobre a Eucaristia. Através dos palestrantes, proporcionou-nos uma leitura teológica e espiritual facilitada e atual da Eucaristia. Liturgicamente deixou-nos 'água na boca' pela beleza exemplificada durante as falas.
De forma leve e breve, os especialistas abordaram os seguintes temas:

1 - A Eucaristia no primeiro e segundo milênio (13 min.)
                (Frei José Ariovaldo da Silva, ofm)
2 - A Eucaristia como sacramento pascal (20 min.)
                (Ir. Ione Buyst, osb)
3 - A Eucaristia como sacramento da unidade (27 min.)
                (Pe. Francisco Taborda, sj)
4 - A Eucaristia como sacramento da nova e eterna aliança (22 min.)
                (Ir. Ione Buyst, osb)

Embora com saudades das dependências do Carmelo de Camaragibe estamos felizes de poder melhor acomodar os irmãos na sala cedida no Centro Arquidiocesano de Pastoral localizado num bairro próximo. Pode assim comportar melhor a Comunidade, agora com 18 membros.

Iniciamos a jornada com uma oração, intercalamos as falas com 15 a 20 minutos de partilha, esclarecimentos e comentários. Interrompemos para o lanche da manhã e depois para o almoço, momentos agradáveis também de confraternização.
Pela tarde, após a conclusão e a avaliação, nos dedicamos por uma hora a planejar a participação da nossa Comunidade no próximo Congresso Provincial Norte/Nordeste que acontecerá em Fortaleza, dias 14-17 de agosto.






~~~~~~º~~~~~~

Nenhum comentário:

Postar um comentário