~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~
COMUNIDADE DE CAMARAGIBE EM RETIRO
Dia 25 de outubro, no Centro de Evangelização "DAMAS", em Aldeia
O retiro entrou na sequência do estudo da pessoa de Cristo, realizada neste ano - "conhecê-Lo, para amá-Lo mais e melhor servi-Lo".
Para nos ajudar no caminho da conversão e de bons propósitos foi convidado o Hamilton da "Comunidade Boa Nova", leigo casado, fundador de uma "nova comunidade" que dedica-se a receber dependentes químicos para realizar os cuidados no tratamento. Atualmente estão realizando essa missão em 10 grupos terapêuticos em 5 estados do Nordeste. As famílias dos membros da Comunidade de vida consagrada convivem com os recuperandos nos sítios e granjas. Vivem de doações dos cristãos e pessoas de boa vontade, e sem subvenções de orgãos públicos. É um belo testemunho cristão.
Gustavo, nosso formador, apresentando à Comunidade o pregador Hamilton. |
O pregador projetou-nos de cheio no coração das Sagradas Escrituras, Antigo e Novo Testamento, para fortalecer a nossa decisão de realizarmos de verdade o seguimento de Jesus Cristo. Na parte da manhã, aprofundou bastante sobre "o chamado", "o encontro com Jesus", nosso "seguimento de Cristo" e suas implicações práticas nas nossas vidas. Também tratou igualmente sobre a importância dos meios oferecidos pela Igreja e pela nossa Ordem para a perseverarmos: meditação, leitura orante da Palavra de Deus, diáriamente, e a vida na comunidade.
Intervalo para a refeição
Retomando
Pela tarde, iniciou com trabalhos em grupo meditando-se a parábola do semeador (Mt 13,24-30 e em Lucas também, alguns aspectos). O questionamento é bem concreto: saber qual a força da Palavra de Deus em minha vida? Como levar a sério a Palavra dirigida a cada um em sua vida?
Em seguida, trabalhou conosco nossas respostas concretas: "Nos meus passos, o que faria Jesus se estivesse em meu lugar?"
Tratou do testemunho de cada um, do assumir sua vida como missão, do ser e também do fazer o Reino de Deus ao redor de nós.
Utilizou-se da história de José do Egito para nos levar a meditar uma importante verdade, de que a salvação se desenvolve no contexto de nossas vidas, em todas as suas fases e circunstâncias. Também trabalhou para isto com a parábola do homem rico e do pobre Lázaro.
Concluiu, nos conduzindo ao mesmo percurso que temos expresso nas nossas Constituições OCDS, a saber:
1º Objetivo - Adesão e seguimento de Jesus Cristo (Cc. Proêmio; - Cc. I, 3; 6a; 9a; - Cc. II, todo; - Cc. III, 10,11,16,17 e 23).
2º Meios - Cc. IIIa (oração) e IIIb (comunidade fraterna).
3º Missão - Cc.IV.
Desta forma, os membros da OCDS vivendo os caminhos de nossa Santa Madre Teresa de Jesus, também vivem os mesmos passos propostos nestes dias pelos nossos pastores para todos os cristãos discípulos missionários.
*************************************
Nenhum comentário:
Postar um comentário