sexta-feira, 30 de março de 2012

CAMARAGIBE - RECIFE SE PREPARA PARA RECEBER IX CONGRESSO REGIONAL NORTE-NORDESTE DA OCDS 2012

                    IX CONGRESSO REGIONAL NORTE-NORDESTE DA OCDS          
      DA PROVÍNCIA DE SÃO JOSÉ

Em Recife - 7 a 10 de junho de 2012

Tema: “O broto nascido cresce e expande suas raízes”
Lema: “Enraizados em Cristo... (Cl 2,7), anunciem suas misericórdias (Mc 5,19)”

A PROPOSTA é se tomar a temática e o lema desenvolvendo-os a partir da centralidade de Jesus Cristo na vida cristã católica, conforme o Magistério da Igreja, a Regra do Carmelo e as Constituições da OCDS, considerando isto na vida e nas obras dos santos da Ordem, particularmente nossos santos doutores, especialmente na Santa Madre Teresa de Jesus. Naturalmente, aí tem lugar de excelência a Ssma. Virgem Maria na economia da redenção, como irmã, mãe, e exemplo de vida de oração para os seguidores de seu Filho.
Para desenvolver aquele núcleo fontal salvífico – da centralidade de Jesus Cristo, de Quem tudo deve partir (cf. NMI 29; atual DGAE cap.1º), nos confrontaremos com as orientações do Magistério contidas no texto conclusivo da V Conferência do Episcopado Latino-Americano e do Caribe aprovado pelo Santo Padre Bento XVI (Doc. de Aparecida) que nos indica a necessidade de reforçar a vida eclesial em cima de quatro eixos, a saber:
(a) reforçar a experiência religiosa do encontro com Jesus Cristo;
(b) reforçar a vivência comunitária;
(c) reforçar a formação bíblico-doutrinal;
(d) reforçar o compromisso missionário de toda a comunidade.

Nosso Congresso quer estruturar-se sobre estes quatro eixos pastorais.
Estaremos igualmente seguindo, assim, as orientações contidas nas novas Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja do Brasil 2011-2015 que após considerarem as marcas dos nossos tempos definem as 5 maiores urgências da ação evangelizadora para o nosso País, a saber: (1) por a Igreja em estado permanente de missão; (2) fazer da Igreja a casa da iniciação à vida cristã; (3) a Igreja deve ser o lugar de animação bíblica da vida e da pastoral; (4) fazer a Igreja uma comunidade de comunidades; (5) assumir, como Igreja, o serviço de vida plena para todos.
Este IX Congresso pretende descobrir o que a OCDS já vive dessas definições dos nossos pastores e a partir disto motivar e fortalecer ainda mais as propostas já contidas em nossas Constituições convergentes com as preocupações do Episcopado Latino-Americano e do Brasil em particular, aplicando-as à vida e a missão dos membros da OCDS. Ele se constituirá como nossa participação mais entusiasta  -  uma primeira, talvez  -  na comemoração do cinqüentenário do Concílio Ecumênico Vaticano II (de 11-10-1962 a 8-12-1965). 
VER TODOS OS INFORMES DO CONGRESSO NA JANELA "DETALHES" DESTE BLOG - ocdscamaragibe.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário