terça-feira, 17 de setembro de 2013

DEZEMBRO 2012 - AVALIAÇÃO DO ANO


DEZEMBRO, 15  -  CONFRATERNIZAÇÃO DE NATAL

Depois de um encontro de todos no Carmelo quando rezamos Laudes e realizamos uma meditação sobre nosso papel na Encarnação de Nosso Senhor em nossos dias, em nossos ambientes, cantamos hinos do advento e natalinos, nos deslocamos até a Pizzaria de Marciano na vizinha cidade de São Lourenço da Mata. Lá continuamos a comemoração com brincadeiras, troca de presentes e saboreamos delicioso almoço comunitário.






***

DEZEMBRO 2012:

AVALIAÇÃO DO ANO

– Após todos os encontros quinzenais do Grupo em 2012, no dia 5 paramos para uma avaliação de final de ano, em cima do seguinte texto produzido pelo formador.

 

*

 

Grupo Santa Teresinha do Menino Jesus e da Sagrada Face – OCDS – Camaragibe

 

Texto para a avaliação de 2012

 

 

“Não construamos torres sem alicerces firmes” (7ªs Moradas 4,15)

 

- Neste ano de 2012 nossa comunidade cresceu em quantidade de participantes, alguns de nós realizaram as primeiras promessas e outros irmãos foram admitidos à formação, e novos se aproximaram para conhecer a Ordem...

- Juntos, organizamos no IX Congresso Regional da OCDS... e acolhemos tantos irmãos nossos das outras comunidades do Norte, Nordeste e até do Sudeste!...

- Realizamos eleições... crescemos em experiências...

- Mas... não vamos limitar nossa avaliação a atividades apenas externas.

- Chegamos ao final de mais um ano de caminhada na Ordem...

- Pretendemos construir para o Grupo um espaço de reuniões e outras atividades comunitárias... o que será possível se o Senhor assim desejar.

- O Papa nos convoca a aprofundarmos nossa fé durante 2013: cf. texto de Bento XVI “A Porta da Fé”... e,

- Estamos iniciando um novo Ano Litúrgico – pelo Tempo do Advento – tempo de conversão e renovação de vida e compromissos...

 

- Mas, que tal este momento propício para conferirmos como anda “nosso projeto pessoal de construção da torre do Carmelo”?

 

“Enfim, irmãs minhas, aquilo com quero concluir é que não façamos torres sem fundamentos, porque o Senhor não olha tanto a grandeza das obras como ao amor com que se fazem; e desde que façamos o que pudermos, Sua Majestade fará com que vamos podendo cada dia mais e mais conquanto não nos cansemos logo; mas, no pouco que dura esta vida, e porventura será ainda menos do que cada um pensa...” (7ªs Moradas 4,15)

 

“Já sabeis que a primeira pedra deve ser a boa consciência...” (Caminho de Perfeição 5,3) –

 

Grande fundamento é... começar e seguir com determinação e sem querer consolações a levar o caminho da Cruz desde o princípio” (5ªs Moradas 15,13)

 

Se não tiverdes essa determinação, não espereis grandes benefícios. Porque o fundamento de todo esse edifício, como já disse, é a humildade (...) Para que esse edifício... Assentareis pedras tão firmes que vosso castelo não desabará” (7ªs Moradas 4,8)

 

O Fundamento dos fundamentos para Santa Teresa é Cristo Jesus:

“É por meio desse Senhor nosso que nos vêm todos os bens. Ele o ensinará; o melhor modelo é contemplar a sua vida” (Vida 22,7). “Ele é a fonte de todas as virtudes” (Vida 14,5) e com Ele se aprende a praticar o bem com abnegação, fidelidade e determinação: “Parece-me que com o seu voo, nos atrevemos a voar, como acontece com os filhotes das aves quando o aprendem. Ainda que não possam dar grandes voos, eles pouco a pouco imitam os seus pais. É de grande proveito, posso afirmá-lo” (3ªs Moradas 2,12).

 

 

Vamos conferir os alicerces?...

 

Como estou com meus compromissos?  -  esforços diários.

  1. Minha meditação diária do Evangelho? – Conhecer Jesus para amá-Lo mais e mais! – Oração, falar-Lhe, abrir-lhe o nosso coração “a quem sabemos nos amar”!
  2. Cuido de organizar meu tempo para rezar com a Igreja a Liturgia das Horas?
  3. Como está minha participação e meus laços na Comunidade? Como eu colaboro na sua construção?
  4. Como está o meu testemunho de vida cristã nos ambientes em que vivo...? Avaliar como está meu serviço pessoal aos irmãos, individualmente ou com pastorais da Igreja e/ou da Ordem.

 

“Repito que, para que o façais, não deveis assentar vossos alicerces só em rezar e contemplar. Com efeito, se não buscardes virtudes e o exercício delas, ficareis sempre anãs. E praza a Deus que não seja apenas no crescer, porque já sabeis que quem não cresce, diminui.” (7ªs Moradas 4,9)

 

*

 

Mateus 7, 24-29

“Portanto, quem ouve essas minhas palavras e as põe em prática, é como o homem prudente que construiu sua casa sobre a rocha. Caiu a chuva, vieram as enxurradas, os ventos sopraram com força contra a casa, mas a casa não caiu, porque fora construída sobre a rocha. (...)”

 

Efésios 2, 19-22

“Vocês, portanto, já não são estrangeiros nem hóspedes mas concidadãos do povo de Deus e membros da família de Deus. Vocês pertencem ao edifício que tem como alicerce os apóstolos e os profetas; e o próprio Jesus Cristo é a pedra principal dessa construção. Em Cristo, toda a construção se ergue, bem ajustada, para formar um templo santo do Senhor. Em Cristo, vocês também são integrados nessa construção, para se tornarem morada de Deus, por meio do Espírito.”

  

Reflitamos nossas atitudes, compromissos e sua realização... diante do Senhor!

 
Carmelo, 5 de dezembro

 ***

Nenhum comentário:

Postar um comentário