quarta-feira, 5 de março de 2014

2014 - REINÍCIO DOS ENCONTROS DA COMUNIDADE

Na página FORMAÇÃO deste blog encontra-se o Calendário dos Encontros programados para 2014.
Com a vinda de novos interessados, o Conselho da Comunidade analisou algumas alternativas para melhor acolhê-los. Assim é que se chegou a algo mais trabalhoso, talvez, mas que atendesse melhor os que chegam e sem logo os inserir na Comunidade assim de uma vez. Se a cada um que chegue logo se introduza no dia a dia da comunidade, isto não pareceu bom ao Conselho dadas algumas experiências passadas.

          1º Tomou então o Conselho a decisão de não receber individualmente visitantes curiosos. Mas trabalhar com os interessados previamente e só depois de algum tempo  -  juntando esses interessados  -  iniciar um atendimento mais qualificado para a situação dos mesmos dentro de uma programação apropriada. Não de forma totalmente separada da Comunidade, pois o seu Conselho e a mesma também devem participar do discernimento dos novos e para isso conhecê-los.

Essa decisão tem duas dimensões: uma relativa à vida interna, que diz respeito à dinâmica própria da Comunidade em si mesma; outra relativa à necessidade de acolher bem quem chega para nos conhecer. Os dois lados merecem ser respeitados. Tanto é assim que atualmente acolhemos todos novos que se aproximam da seguinte maneira:
  -  a) surgindo alguém interessado pela Ordem, é passado ao mesmo o contato telefônico do Formador ou do Presidente para fixarem de comum acordo data e hora para um encontro, quando já se estabelece um diálogo para esclarecimentos, oferece-se ao mesmo um livro sobre a Ocds “O Mundo é meu Carmelo” de fr. Patrício, ocd, e alguns outros textos breves mas importantes para esse momento vivido pelo interessado, como: “Discernimento vocacional para a ocds”, “O carisma do Carmelo Secular”, etc. Se o interesse for mantido, passa-se o “Blog da Província Secular”, onde encontrará praticamente todas as informações e documentos da ocds, inclusive nossas Constituições.
  -  b) mantido o contato com a pessoa interessada, depois de algum tempo, lido o material, caso persista no desejo, o Formador o reunirá a outros porventura também interessados (três ou mais) em espera de iniciarem juntos, e então fixará uma data para o início do processo de introdução na experiência comunitária.

         2º Assim, para citar no concreto da dinâmica, no momento, iniciamos dia 4 de janeiro pp. com um pequeno grupo de novos. Desta primeira reunião participaram todos da Comunidade (somos 20 membros) e os novos; com uma dinâmica especial de acolhimento, apresentações, meditação de texto evangélico, partilha fraterna, testemunho dos que já vivem o Carmelo e o significado do mesmo para suas vidas, um lanche fraterno, entrega dos Calendários e da programação formativa  -  (a cada 15 dias uma manhã toda, das 8.30 às 12.00 horas para os membros da Comunidade e de 8.30 às 16hs para os novos por 6 encontros). A partir disso os novos integram-se no Calendário e Programação da Comunidade. Iniciaram 6 pessoas: 2 tiveram mudanças no emprego e descontinuaram, e outro que devia ter iniciado não apareceu. Mas estamos realizando a iniciação ao grupo com os 3 restantes. Imagine V. que somos 3 da comunidade acolhendo no processo de integração esses 3, vê como é importante?  Serão ao todo 8 reuniões: a do dia 4 / jan- (especial, conjunta); +6 reuniões voltadas para os novos em separado e uma última todos juntos em preparação à Páscoa. A partir daí os novos participam das reuniões regulares da Comunidade.

3º Acontecem os 6 encontros preparatórios para ingressar na experiência comunitária com a seguinte forma: na 1ª parte da reunião ficamos todos juntos, a Comunidade e os 3 novos  -  Oração das Laudes, Meditação comunitária do Evangelho do dia  -  lanchamos juntos; só depois nos dividimos numa sala à parte: 3 membros antigos com os novos; os demais membros da Comunidade seguem sua programação formativa própria, até 12 horas. Portanto, para os novos se tem uma programação especial para eles, a partir da 2ª parte da manhã: trabalhamos em torno de um importante ponto tanto da Regra de Sto.Alberto como de nossas Constituições, sobre o “viver em obséquio de Jesus Cristo”. Na parte da tarde, pouco a pouco os introduzimos na prática de compromissos nossos como carmelitas descalços seculares: como fazer a leitura orante da Palavra de Deus no modo de oração teresiana, uma introdução e prática da Liturgia das Horas, História da Ordem... e uma breve introdução às nossas Constituições sob a forma de destaques. Se houver na programação algum encontro da Comunidade, do tipo retiro, recolhimento ou semelhante, os novos deles participam.

4º Assim acolhidos e cuidadosamente iniciados no estilo de vida dos Descalços Seculares os novos se sentirão bem mais confortáveis para ingressarem depois no período de experiência na Comunidade, sem maiores estranhamentos podendo concentrar-se nas práticas propostas.
Será sempre bom e oportuno oferecer explicações aos que pretendem conhecer nossa Ordem para que não se sintam nem de longe afastados de participação. Muito pelo contrário, como se vê, o interesse da Comunidade é acolhê-los facilitando sua inserção consciente e feliz. Ocorre muitas vezes que a experiência de outros grupos eclesiais da atualidade nos quais se pode entrar e sair sem mais explicações, quando bem se queira, isto não raro gera uma expectativa de algo semelhante entre os que se aproximam, como se fôssemos mais um desses grupos de oração. 
Gustavo Graciano de Sta.Teresa de Jesus, ocds - Formador

Nenhum comentário:

Postar um comentário